Foto 1 - Sonrisal C/2 Comp Antiácido Analgésico

Sonrisal C/2 Comp Antiácido Analgésico

Sonrisal, para o que é indicado e para o que serve?

Sonrisal é indicado para azia, má digestão e acidez estomacal que se apresentam concomitantemente com dor de cabeça.

Como o Sonrisal funciona?

Os componentes de Sonrisal (bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico) neutralizam o ácido produzido no estômago, aliviando o desconforto causado pelo excesso de acidez. O ácido acetilsalicílico atua como analgésico.

Quais as contraindicações do Sonrisal?

Não usar se você for alégico ao ácido acetilsalicílico e salicilatos, a quaisquer outros anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs) ou componentes da fórmula; tem doenças no fígado, coração ou rins; seguir uma dieta restrita em sódio; suspeita de dengue; teve asma ou dificuldade de respirar após o uso de ácido acetilsalicílico; tiver histórico de úlcera estomacal, perfuração ou sangramento no estômago; tiver histórico de gota; e já teve algum problema de coagulação sanguínea ou tem hemofilia.

Como usar o Sonrisal?

Tomar um a dois comprimidos, dissolvidos em um copo pequeno de água (200 mL). Não deve ultrapassar a dose máxima diária recomendada, que é de 2 comprimidos a cada 24 horas. Você não deve usar Sonrisal por mais de 10 dias sem orientação médica. Se os sintomas persistirem, por mais de 10 dias ou piorarem procure seu médico.

Siga corretamente o modo de usar. Em casos de dúvidas sobre esse medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação do seu médico ou cirurgiãodentista.

O que devo fazer quando me esquecer de usar o Sonrisal?

Tomar Sonrisal assim que lembrar. Não tome doses com intervalo menor do que 2 horas e não exceda a dose máxima diária recomendada.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirugião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Sonrisal?

Não use em crianças abaixo de 16 anos sem orientação médica. Quando administrado em crianças, o ácido acetilsalicílico pode causar Síndrome de Reye, uma doença muito rara que pode ser fatal. Sonrisal reduz a acidez do estômago e pode interferir na absorção de outros medicamentos, que devem ser tomados em horário diferente. Tenha cautela e consulte seu médico antes de utilizar este medicamento se você é idoso, tem asma, pressão alta, acha que está desidratado (sentindo sede com a boca seca), está grávida ou amamentando.

O ácido acetilsalicílico pode causar sangramento, informe ao seu médico qualquer sangramento incomum. O Sonrisal Limão contém uma fonte de fenilalanina.

Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Sonrisal?

O uso deste medicamento pode causar: indigestão, arroto, flatulência, distenção abdominal, náusea e vômito. Interromper o uso e consultar o seu médico imediatamente se apresentar reações alérgicas como coceira e vermelhidão na pele; chiado no peito, tosse e dificuldade para respirar; qualquer sangramento de origem estomacal, que inclui sintomas como sangue nas fezes ou no vômito; aumento no número de sangramentos nasais ou hematomas; zumbido nos ouvidos ou perda temporária da audição ou qualquer inchaço ou retenção de líquido.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Riscos do Sonrisal

Não use este medicamento em caso de gravidez, gastrite ou úlcera do estômago e suspeita de dengue ou catapora. Não use este medicamento se você tem restrição ao consumo de sal, insuficiência dos rins, do coração ou do fígado.

Apresentações do Sonrisal

Embalagens com 5 e 30 envelopes de dois comprimidos efervescentes.

Uso adulto.

Qual a composição do Sonrisal?

Cada comprimido efervescente de Sonrisal contém:

Bicarbonato de sódio (1854mg), carbonato de sódio (400mg), ácido acetilsalicílico (325mg), ácido cítrico (1413mg).