Foto 1 - Sedamed Analgésico C/20 Comp

Sedamed Analgésico C/20 Comp

Sedamed, para o que é indicado e para o que serve?

Sedamed® é um medicamento com atividade analgésica (diminui a dor) e antiespasmódica (diminui contração involuntária) indicado para o tratamento de diversos tipos de dor de cabeça, incluindo enxaquecas ou para o tratamento de cólicas.

Como o Sedamed funciona?

Sedamed® funciona pela ação da dipirona, do isometepteno e da cafeína. A dipirona atua na redução da sensibilidade para a dor. O isometepteno atua tanto na redução da dilatação dos vasos sanguíneos cerebrais (diminui o calibre dos vasos sanguíneos da cabeça) contribuindo para a redução da dor, quanto na potencialização do efeito analgésico e antiespasmódico. A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central (atua na cabeça) e apresenta uma ação vasoconstritora (diminui o calibre dos vasos sanguíneos) sobre as artérias cranianas (artérias na cabeça), sendo útil no tratamento das dores de cabeça, especialmente das enxaquecas.

O seu início de ação ocorre entre 15 a 30 minutos após sua administração oral e permanece por 4 a 6 horas.

Quais as contraindicações do Sedamed?

Você não deve tomar Sedamed® se tiver alergia ou intolerância a qualquer componente da fórmula.

Você também não deve tomar Sedamed® nas crises de hipertensão arterial (pressão alta), na presença de alteração nas qualidades do sangue ou na proporção de seus elementos constituintes ou de determinadas doenças metabólicas, como porfiria ou a deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase. Você só deve usar Sedamed® em doses mais altas e por período prolongado se o médico recomendar.

Como usar o Sedamed?

Sedamed® é de uso exclusivo pela via oral (por boca).

Posologia do Sedamed

1 a 2 comprimidos revestidos (em dose única) a cada 6 horas ou 4 vezes ao dia. Não tome mais de 8 comprimidos revestidos ao dia (4 x 2 comprimidos revestidos).

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O que devo fazer quando me esquecer de usar o Sedamed?

Como este medicamento é tomado quando necessário (quando você sentir dor de cabeça ou cólica), pode não haver um esquema posológico a ser seguido. Caso você esteja tomando Sedamed® regularmente, tome a dose esquecida tão logo seja lembrada. Tome a dose seguinte com o intervalo de 6 horas e continue com o esquema posológico regular.

Não tome uma dose dupla para compensar a dose esquecida e não exceda a dose recomendada para cada dia.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Sedamed?

Se você é extremamente sensível à cafeína, não tome Sedamed® à noite para não prejudicar o sono.

Caso ocorra leve agitação e/ou aumento dos batimentos cardíacos (palpitação), diminua a dose diária de Sedamed®.

Com isso deverá ocorrer o desaparecimento imediato dos sintomas, não havendo necessidade de tratamento especial. Se você tiver asma brônquica (bronquite) ou infecções respiratórias crônicas (doenças nos pulmões) ou for alérgico a analgésicos e anti-inflamatórios (asma causada por analgésicos, intolerância a analgésicos) tome este medicamento com cautela. Se você tiver amigdalite (infecção na garganta) ou qualquer outra condição que afete a boca e garganta somente tome Sedamed® com especial cuidado e sob orientação médica.

Consulte seu médico se a dor continuar ou piorar, se surgirem novos sintomas, pois podem ser sinais de doenças graves.

Pode ocorrer alteração na coloração da urina (avermelhada), sem que haja danos a saúde.

Este medicamento pode causar doping.

Gravidez e amamentação

Você não deve tomar Sedamed® se estiver amamentando. Se necessário, a amamentação deve ser interrompida.

Idosos e/ou debilitados

Devem tomar doses menores de Sedamed® a fim de evitar problemas com o sono. Além disso, você não deve usar o medicamento à noite.

Se você tiver problemas nos rins ou no fígado não deve usar Sedamed® em doses altas ou por muito tempo, apesar de não existir experiência com o uso do medicamento nestas condições.

Riscos do Sedamed

Não use este medicamento durante a gravidez e em crianças menores de três meses de idade.

Apresentações do Sedamed

Comprimidos revestidos:

Embalagens com 20, 100 ou 200 comprimidos revestidos.

Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos.

Qual a composição do Sedamed?

Cada comprimido revestido contém:

Dipirona mono-hidratada

300 mg

Mucato de isometepteno

30 mg

Cafeína

30 mg

Excipientes*q.s.p.

1 comprimido

Excipientes*: celulose microcristalina, lactose, amido, hipromelose, polissorbato 80, triacetina, estearato de magnésio, dióxido de silício, povidona, macrogol, dióxido de titânio e óxido de ferro marrom.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Sedamed maior do que a recomendada?

No caso do medicamento ter sido ingerido em doses elevadas acidentalmente, procure imediatamente assistência médica de emergência ou um centro de intoxicação para que sejam tomadas as providências médicas adequadas. A orientação médica imediata é fundamental para adultos e crianças, mesmo se os sinais e sintomas de intoxicação não estiverem presentes.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.