Foto 1 - Compleximed B Gotas Sabor Framboesa C/100 Comp

Compleximed B Gotas Sabor Framboesa C/100 Comp

Compleximed B Gotas, para o que é indicado e para o que serve?

Suplemento de vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6.

Quais as contraindicações do Compleximed B Gotas?

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com reconhecida hipersensibilidade às vitaminas do complexo B.

Não está indicado no tratamento de hipovitaminoses específicas graves.

Pacientes parkinsonianos em tratamento com levodopa pura não devem fazer o uso deste medicamento, pois a vitamina B6 interfere com o tratamento específico.

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes parkinsonianos em uso de levodopa isolada.

Como usar o Compleximed B Gotas?

Ingerir 8 gotas ao dia ou conforme orientação de médico e/ou nutricionista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Compleximed B Gotas?

Como ocorre com todos os medicamentos, seu uso em pacientes renais crônicos deve ser avaliado.

Não administrar a vitamina B6 com a levodopa, a não ser que ela esteja associada a um inibidor da descarboxilase.

Administrar com cuidado em casos de úlcera péptica.

Não está indicado no tratamento de hipovitaminoses específicas grave.

Pacientes idosos

• Não há restrições específicas para o uso de Vitaminas do Complexo B em pacientes idosos.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.

Categoria C: não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Compleximed B Gotas?

Vitaminas do Complexo B em geral é bem tolerado, porém podem ocorrer eventualmente reações alérgicas ou ainda outros efeitos indesejáveis não previstos e dependentes da tolerância individual do medicamento. Reações alérgicas idiossincrásicas não são impossíveis de ocorrer quando do uso de vitaminas.

Cloridrato de tiamina (vitamina B1)

Pode causar reação anafilática (reação alérgica grave). A administração de tiamina associada a outras vitaminas do complexo B parece reduzir o risco dessa reação.

Cloridrato de piridoxina (vitamina B6)

Pode causar neuropatia sensorial ou síndromes neuropáticas (doenças nos nervos) quando tomada em doses de 50mg a 2mg por dia por tempo prolongado, progredindo desde andar vacilante e pés entorpecidos até adormecimento e desajeitamento das mãos, os quais são reversíveis. Esta vitamina também pode inibir a lactação (produção de leite pelas glândulas mamárias) por supressão da lactina.

Nicotinamida (vitamina B3)

Pode causar prurido (coceira), rubor (vermelhidão) facial, parestesias (formigamento, dormência, entre outros), náuseas e outros sintomas de irritação gastrintestinal. Doses altas podem ativar a úlcera péptica (no estômago ou duodeno), produzir lesão hepática (no fígado) e hiperuricemia (alta concentração de ácido úrico no sangue) ou prejudicar a tolerância à glicose. Anafilaxia (reação alérgica sistêmica).

Riboflavina (vitamina B2)

Apresenta baixa incidência de efeitos adversos quando compara com aquela associada a outros tratamentos profiláticos (preventivos).

Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Qual a composição do Compleximed B Gotas?

Suplemento de vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6.

Ingredientes: Niacinamida (Vitamina B3), Dexpantenol (Vitamina B5), Riboflavina-5-fosfato (Vitamina B2), Cloridrato de Piridoxina (Vitamina B6), Cloridrato de Tiamina (Vitamina B1). Acidulante: Ácido Cítrico (INS 330). Edulcorante: Acessulfame K (INS 950) e Sucralose (INS 955). Sequestrante: EDTA Dissódico (INS 385), Conservante: Ácido Benzóico (INS 210). Veículos: Água, Sacarose, Propilenoglicol e Sorbitol. Aroma sintético idêntico ao natural de framboesa.

Apresentação do Compleximed B Gotas

Gotas 30mL.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Compleximed B Gotas maior do que a recomendada?

Ainda não foram descritos sintomas de intoxicação.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.