Foto 1 - Bronqtrat (cloridrato de ambroxol) 15mg/5ml Xarope Sabor Franboesa C/100ml

Bronqtrat (cloridrato de ambroxol) 15mg/5ml Xarope Sabor Franboesa C/100ml

Bronqtrat, para o que é indicado e para o que serve?

Bronqtrat e Bronqtrat infantil são indicados para o tratamento das doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.

Como o Bronqtrat funciona?

Bronqtrat favorece a expectoração, ou seja, ajuda na eliminação do catarro das vias respiratórias, alivia a tosse, desobstrui os brônquios e, devido ao leve efeito anestésico local, alivia a irritação da garganta associada à tosse com catarro. O início de ação ocorre em até 2 horas após o uso.

Quais as contraindicações do Bronqtrat?

Você não deve usar Bronqtrat e Bronqtrat infantil se tiver alergia ao cloridrato de ambroxol ou a outros componentes da fórmula e se tiver intolerância à frutose.

Como usar o Bronqtrat?

Meça a quantidade correta utilizando o copo-medida. Bronqtrat e Bronqtrat infantil podem ser ingeridos com ou sem alimentos.

Bronqtrat somente deve ser administrado a pacientes pediátricos menores de 2 anos de idade sob prescrição médica.

Bronqtrat infantil

Crianças abaixo de 2 anos

2,5 mL – 2 vezes ao dia

Crianças de 2 a 5 anos

2,5 mL – 3 vezes ao dia.

Crianças de 6 a 12 anos

5 mL – 3 vezes ao dia.

A dose de Bronqtrat infantil pode ser calculada à razão de 0,5 mg de ambroxol por quilograma de peso corpóreo, 3 vezes ao dia.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Bronqtrat?

Continue tomando as próximas doses regularmente no horário habitual. Não duplique a dose na próxima tomada.

Quais cuidados devo ter ao usar o Bronqtrat?

Bronqtrat infantil contém 0,3 mL de sorbitol por dose diária máxima recomendada (15 mL). Se você tiver intolerância à frutose, não deve usar este medicamento. Pode causar leve efeito laxativo.

Há relatos de muitos poucos casos de lesões cutâneas graves associadas a substâncias expectorantes como o cloridrato de ambroxol, que na maioria das vezes é explicada pela gravidade de outras doenças ou medicação concomitante. Durante a fase inicial dessas lesões, o paciente pode apresentar sintomas inespecíficos semelhantes ao de gripe como febre, dores no corpo, rinite, tosse e dor de garganta e, confundido por estes sintomas, pode ocorrer de iniciar o tratamento com medicação para tosse e resfriado.

Assim, se aparecerem manchas na pele com placas elevadas, coceira e descamação na pele, por precaução, você deve interromper o tratamento e procurar um médico imediatamente.

Caso os sintomas não melhorem, ou piorem, durante o tratamento de problemas respiratórios agudos, procure orientação médica.

Não foram realizados estudos sobre efeito na capacidade de dirigir e utilizar máquinas.

Não há evidências sobre o efeito na capacidade de dirigir e utilizar máquinas com base em dados da pós-comercialização.

Atenção diabético: o Bronqtrat contém sacarose.

Bronqtrat infantil não contém açucar, podendo ser utilizado por pacientes diabéticos.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Bronqtrat?

Reações comuns

Disgeusia (alteração do paladar); hipoestesia da faringe (diminuição da sensibilidade da faringe); náusea (enjoo); hipoestesia oral (diminuição da sensibilidade da boca).

Reações incomuns

Vômitos; diarreia; dispepsia (indigestão); dor abdominal; boca seca.

Reações raras

Garganta seca; erupção cutânea (surgimento de manchas, coceira, placas elevadas, descamação na pele); urticária (placas vermelhas e elevadas na pele e com coceira).

Reações com frequência desconhecida

Reação/choque anafilático; hipersensibilidade (alergia); edema angioneurótico (inchaço dos lábios, língua e garganta); prurido (coceira).

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

População Especial do Bronqtrat

Pacientes com insuficiência renal

Se você tiver insuficiência renal, deverá consultar um médico antes de usar Bronqtrat e Bronqtrat infantil.

Crianças

Fertilidade, Gravidez e Amamentação

O cloridrato de ambroxol passa para a placenta e pode chegar ao bebê em gestação, mas não há evidências de efeitos prejudiciais ao bebê. O uso de cloridrato deambroxol não é recomendado principalmente durante os três primeiros meses de gravidez.

O cloridrato de ambroxol passa para o leite materno. Mesmo que não seja esperado nenhum efeito desfavorável para a criança amamentada, Bronqtrat e Bronqtrat infantil não são recomendados se você estiver amamentando.

Não há evidências de efeitos nocivos sobre a fertilidade.

Riscos do Bronqtrat

Não use este medicamento em crianças menores de dois anos.

Qual a composição do Bronqtrat?

Bronqtrat infantil

Cada 5mL contêm 15 mg de cloridrato de ambroxol, correspondentes a 13,7 mg de ambroxol. Cada mL contém 3 mg de cloridrato de ambroxol.

Excipientes: carmelose sódica, sorbitol, glicerol, benzoato de sódio, aroma de framboesa, propilenoglicol, ácido tartárico e água purificada.

Apresentação do Bronqtrat

Xarope pediátrico de 15mg/5mL

Frasco plástico âmbar contendo 100, 120 e 150mL acompanhados de copo-medida graduado.

Frasco plástico âmbar contendo 100, 120 e 150mL acompanhados de seringa dosadora.

Uso pediátrico.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Bronqtrat maior do que a recomendada?

Até o momento não se conhecem sintomas específicos de intoxicação por dose excessiva de Bronqtrat e Bronqtrat infantil.

Com base em superdose acidental e/ou relatos de erros na medicação, os sintomas observados são os efeitos adversos conhecidos de Bronqtrat e Bronqtrat infantil nas doses recomendadas e pode ser necessário tratamento sintomático.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Bronqtrat com outros remédios?

Não se conhecem interações prejudiciais com outras medicações.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.